Atualize-se


Maricá entra em rota de trilha sobre Charles Darwin

Publicado em 18 de Maio de 2018 às 12:34 PM

 

A passagem do naturalista inglês Charles Darwin por Niterói em 1832 deixou marcas para sempre na ciência e agora vai delimitar um caminho que colocará a cidade na rota do Sistema Nacional de Trilhas de Longo Curso, elaborada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), no Corredor Litorâneo, que ligará o país, do Oiapoque ao Chuí. O traçado, lançado na última terça-feira, no Parque da Cidade, com a apresentação do projeto e o início da sinalização do percurso, foi idealizado com o objetivo de criar uma extensa rota, de 74 quilômetros, ligando Niterói a Maricá, passando por importantes unidades de conservação municipais e estaduais, além de outras áreas de relevância ambiental. Esta é a segunda trilha do programa no estado. A primeira é a Transcarioca, no Rio, inaugurada em fevereiro.

O trecho niteroiense da trilha nacional começará na estação das barcas da Praça Araribóia e contará com sinalização rústica. Do Centro, o caminho seguirá pela orla da Baía de Guanabara em direção à Praia das Flechas (setor Guanabara do Parque Natural Municipal de Niterói — Parnit), de onde é possível observar a Ilha da Boa Viagem, as cavernas localizadas abaixo do Museu de Arte Contemporânea (MAC) e as pedras do Índio e de Itapuca. O percurso avançará para o bairro São Francisco em direção ao Parque da Cidade, sede do Parnit (setor Montanha da Viração), e a partir deste trecho seguirá pela trilha Tupinambá em direção à Ilha do Pontal. Na sequência, a Rota Darwin cortará Itaipu e adentrará o Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) através da trilha do Morro da Peça, mangue do Canal do Camboatá e a trilha Córrego dos Colibris.

A Rota Charles Darwin, criada pela Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói, tem como inspiração a Teoria da Evolução, concebida pelo inglês. Na cidade, o símbolo nacional do projeto, representado por pegadas, ganhou a imagem de uma espécie ancestral ao Homo sapiens, fazendo referência à passagem do naturalista por aqui há 186 anos. A ideia de criar um Sistema Nacional de Trilhas de Longo Curso foi inspirada em outras iniciativas no exterior, como as existentes nos Estados Unidos, em Portugal, na Alemanha, na Espanha, na Nova Zelândia e no Peru.

A identidade visual, símbolo do projeto, unificada nacionalmente, permite aos visitantes perceber que a trilha faz parte de um sistema maior que abrange todo o país. Além de marcar o percurso para guiar os caminhantes, a sinalização será usada em diversos produtos para promover a iniciativa, como suvenires e materiais de informações turísticas.

Segundo o coordenador-geral de Uso Público e Negócios do ICMBio, Pedro Menezes, a Rota Charles Darwin integrará um circuito de mais de oito mil quilômetros, passando por mais de cem unidades de conservação federais, estaduais, municipais e privadas ao longo da costa brasileira. A demarcação em Niterói e Maricá será concluída até julho.

— (O Sistema Nacional de Trilhas de Longo Curso) É resultado da soma de várias trilhas regionais. É difícil a pessoa caminhar oito mil quilômetros de uma vez, mas ela pode incluir trechos em suas viagens. Então, a ideia é criar vários percursos que se interliguem. No caso de Niterói, a ligação foi feita com a Transcarioca, a última a ser marcada — explica Menezes, que prevê a conclusão completa do caminho litorâneo em 20 anos. — É uma previsão baseada nas experiências americana e europeia.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, o traçado foi feito privilegiando a conectividade entre o Parnit e o Peset, pela Região Oceânica, e as ciclovias que serão implantadas ao longo da Transoceânica e da Lagoa de Piratininga.

— Na conexão com o Peset, procuramos fazer um percurso por regiões menos conhecidas do que o Costão (de Itacoatiara) e o Morro das Andorinhas. É uma caminhada que tem muitos trechos urbanos, mas que passa por unidades de conservação e que não exige muito esforço porque são de nível fácil — explica a subsecretária de Meio Ambiente, Amanda Jevaux, que se reunirá hoje com o administrador do Parnit, Alex Figueiredo, para montar o cronograma dos mutirões de sinalização das rotas.

Seguindo no sentido de Maricá, ainda no Peset, a Rota Charles Darwin encontrará o Caminho de Darwin, no Engenho do Mato. Em seguida, a trilha seguirá pela Fazenda Itaocaia, onde Darwin hospedou-se durante sua viagem pela região. Após passar pela base da Pedra de Itaocaia, Patrimônio Natural de Maricá, avançará até a orla de Itaipuaçu e por toda a extensão da Área de Proteção Ambiental de Maricá, passando pelas praias de Barra de Maricá e Ponta Negra, com o seu farol, até a Praia de Jaconé, finalizando em Saquarema, onde, no futuro, pretende-se que haja continuidade do percurso

Matéria: O Globo - Fonte: maricá Info

Leia Mais[+]

Quatro dicas essenciais na hora de Comprar um imóvel

Publicado em 08 de Maio de 2018 às 02:48 PM

 

A compra do imóvel é um momento especial que merece comemoração. Ao mesmo tempo, para que o negócio seja um sucesso e sem possibilidade de arrependimentos futuros, o interessado precisa ter cautela e muita informação. Por isso, antes de fechar a compra, a recomendação é analisar com detalhes o local pretendido, além de conferir documentos tanto do proprietário quanto do bem em questão. Alguns deles são obrigatórios, e outros, apesar de opcionais, são importantes para detectar possíveis problemas adiante. Para ajudar nesta importante decisão, confira 4 dicas do gerente geral de locação e compra & venda da Apsa, Giovani Oliveira:

1. Finanças e valores

Para Oliveira, o fundamental no processo é verificar as condições financeiras do comprador e as que são oferecidas por quem vende. “Um financiamento compromete o orçamento, então, deve-se levar em consideração a capacidade de assumir o investimento frente às outras demandas da família, atuais e futuras”, recomenda. Para se certificar de que não está perdendo dinheiro, vale comparar preços de imóveis semelhantes da mesma região e os valores médios do metro quadrado.

2. Localização

A vizinhança também deve ser observada. Se o entorno do imóvel provocar situações incômodas, o comprador pode se arrepender depois. Verifique a intensidade do trânsito, se há pontos finais de linhas de ônibus, escolas ou equipamentos esportivos.

3. Conservação e infraestrutura

Outra questão diz respeito a possíveis problemas de infraestrutura. Quedas de energia são constantes? O fornecimento de água é estável? A rede de captação de esgoto dá vazão à demanda? São três questões ímpares para o bem estar de uma família e que devem ser cruciais para a tomada de decisão. Já no próprio imóvel, o executivo da Apsa recomenda visitá-lo várias vezes, em diferentes horários, para ver se agrada a incidência de luz, a corrente de ar, as temperaturas e outros fatores de ambiente.

4. Documentação para compra do imóvel

Superadas as outras avaliações, é hora de partir para a parte burocrática. “Pode ser cansativa, mas alguns papéis asseguram o negócio e podem evitar contratempos no futuro”, Oliveira. Conheça os documentos do vendedor e do imóvel:

Matrícula do imóvel/certidão de ônus reais;
Certificado negativo de ação cível e criminal do vendedor e de seu cônjuge (Justiça do Trabalho e Justiça Federal);
Certidão negativa de IPTU e da Situação Enfitêutica;
Certidão vintenária;
Certidão negativa de débitos com o condomínio;
Certidão negativa de utilidade pública do imóvel;
Certidão de interdição e tutela.

 

FONTE: Site de Notícias - Mercado Imobiliário

Leia Mais[+]

Maricá festejará seus 204 anos com uma programação recheada de atrações

Publicado em 08 de Maio de 2018 às 02:39 PM

 

As comemorações do aniversário de Maricá estão recheadas com uma programação para todos os gostos. No dia 26 de maio, o município completa 204 anos de emancipação político-administrativa. A festa organizada pela Prefeitura terá shows de Claudia Leitte, João Gabriel, Bloody Mary, Casuarina, Gálbano, Rose Nascimento, Damares, Preto no Branco, Wendel da Matta, Rafael Ramos, Mc Lary e dos artistas locais Bruno Berner, Moniquinha Ângelo, Jô Borges, além da apresentação da escola de samba União de Maricá. Serão dois locais de evento: na Praça Orlando de Barros Pimentel e na Lagoa de Araçatiba.  As comemorações começam no dia 24 de maio, quinta-feira, e seguem até o domingo (27).

A programação também contará com o tradicional desfile escolar com o tema “Maricá no Mundo da Leitura”, na Rua Abreu Rangel, com a participação de 61 escolas e bandas de outros municípios, motoclubes da cidade, na lagoa de Araçatiba terá apresentação de acrobacias aéreas com a Esquadrilha CEU, simulador de voo, parque infantil “Eu cuido do planeta”, parque inflável, food trucks, exposição de carros antigos e muito mais.

A programação do “Maricá para Cristo”, em homenagem ao Dia Municipal do Evangélico (25/05), vai contar com seis shows gospel, a partir do dia 24, às 19h30, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. O show de abertura fica por conta do cantor Wendel da Matta, logo depois, às 21h, será a apresentação da banda Gálbano e, em seguida, às 22h30 será o show da cantora Rose Nascimento. Já na sexta-feira (25), às 19h30, o pastor Rafael Ramos abre a programação do Dia Municipal do Evangélico. Em seguida, é a vez do louvor da cantora Damares e da banda Preto no Branco.

A partir da sexta-feira (25), a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) prepara o Festival de Maricá (FESTMAR), uma festa temática que será realizada na Lagoa de Araçatiba até o domingo (27). Com o tema “É pra acabar com os pequis de Goiás!”, a programação será dedicada ao dia do sertanejo, com peça infantil, às 14h, seguido de show com a Mc Lary e, às 21h, apresentação do cantor João Gabriel.

No sábado (26), o dia será em homenagem ao rock´n´roll, com o tema “É dia de rock, bebê!”. O evento começará às 12h com exposição de carros antigos, seguida às 13h, da apresentação da Esquadrilha da Fumaça na Lagoa de Araçatiba e também durante o desfile cívico. Já um pouco mais tarde, às 20h, será a apresentação da banda vencedora do Concurso Geração Maricá e, às 21h, o show fica por conta da banda Bloody Mary.

Já no domingo (27), é dia de homenagear o samba. Com o tema “E pra quem não é nem ruim da cabeça, nem doente do pé…”, o evento terá início às 9h com a inauguração do projeto Regata, em parceria com o clube Botafogo de Futebol e Regatas, na Lagoa do Boqueirão. Às 12h, haverá a exposição de carros antigos seguida da apresentação da Esquadrilha da Fumaça, às 13h. Os shows iniciam às 15h com a cantora Jô Borges, o grupo de samba Casuarina e a escola de samba União de Maricá.

Ainda no domingo (27) serão realizados dois shows do “Pratas da Casa”, projeto da Secretaria de Turismo. O cantor Bruno Berner se apresenta às 20h e, logo depois, acontece o show da cantora Moniquinha Ângelo, às 22h.

Programação completa

24/05 – Quinta-feira

Maricá para Cristo – Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro)

19h30 – show com Wendel da Matta

21h – show com a banda Gálbano

22h30 – show com a cantora Rose Nascimento

 

25/05 – Sexta-feira

Maricá para Cristo – Dia Municipal do Evangélico – Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro)

19h30 – show com o pastor Rafael Ramos

21h – show com a cantora Damares

22h – show com a banda Preto no Branco

 

Festmar  – Lagoa de Araçatiba (atrações fixas: simulador de voo, parque infantil “Eu cuido do planeta”, parque inflável e praça de alimentação de food trucks)

Dia de Sertanejo – “É pra acabar com os pequis de Goiás!”

14h – peça infantil

17h – show de Mc Lary

21h – show João Gabriel

 

26/05 – Sábado

Aniversário de 204 anos de Maricá

9h – Desfile Escolar “Maricá no Mundo da Leitura” – Rua Abreu Rangel – Centro

Festmar  – Lagoa de Araçatiba (atrações fixas: simulador de voo, parque infantil “Eu cuido do planeta”, parque inflável e praça de alimentação de food trucks)

Dia de Rock – “É dia de rock, bebê!”

12h – exposição de carros antigos

13h – apresentação Esquadrilha Ceu

20h – apresentação da banda vencedora do Concurso Geração Maricá

21h – show da banda Bloody Mary

Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro)

22h30 – show com a cantora Claudia Leitte

 

27/05 – Domingo

Festmar  – Lagoa de Araçatiba (atrações fixas: simulador de voo, parque infantil “Eu cuido do planeta”, parque inflável e praça de alimentação de food trucks)

Dia de Samba – “E pra quem não é nem ruim da cabeça, nem doente do pé…”

9h – Inauguração do Projeto Regata em parceria com o Botafogo – Lagoa do Boqueirão

12h – exposição de carros antigos

13h – apresentação Esquadrilha Ceu

15h – show da cantora Jô Borges

18h – show do grupo de samba Casuarina

20h30 – Escola de Samba União de Maricá

Projeto Pratas da Casa – Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro)

20h – show de Bruno Berner

22h – show de Moniquinha Ângelo

fonte: Site da Prefeitura Municipal de Maricá

Leia Mais[+]

“Universo Pop” é a nova estrela do Cine Teatro Henfil -

Publicado em 17 de Janeiro de 2018 às 12:34 PM

o artista plástico Cau Muniz abriu a sua primeira exposição em Maricá na última sexta-feira (12/01), quando recebeu diversos amigos e visitantes no Cine Teatro Henfil. A mostra “Universo Pop”, que ficará aberta ao público até o dia 29/01, apresenta quadros feitos a partir de recortes em MDF e pinturas baseadas na Pop Arte.

Leia Mais[+]

Como Escolher a Planta da Sua Casa

Publicado em 07 de Setembro de 2015 às 11:35 AM

Pensando em Construir? Nós podemos ajudar! 

Para que esse sonho seja possível é necessário estar atento a algumas situações que podem lhe pegar desprevenido.

Leia Mais[+]

VEM AÍ O MINHA CASA MINHA VIDA 3

Publicado em 07 de Setembro de 2015 às 11:24 AM

Em meio às notícias de crise política, desemprego, alta do dólar e desaceleração da economia vem aí uma notícia que vai animar o mercado imobiliário. O Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, comentou nessa semana que, até fim de outubro, será lançada  a terceira etapa do programa Minha Casa Minha Vida.

Leia Mais[+]

10 PASSOS PARA A COMPRA DA CASA PRÓPRIA

Publicado em 13 de Abril de 2015 às 01:31 PM

È fato que lemos milhares de artigos e dicas sobre a aquisição da Casa Própria. A Véritas separou um especial pra você, sobre as 10 principais dicas para este momento de Realização. Fique de Olho!

Leia Mais[+]